FANDOM

30px-Era-old

Crise de Casnarote foi um conflito travado entre a República Galáctica, e consequentemente a Ordem Jedi, contra a Associação de Casnarote, órgão governante do planeta Cassun, do qual matinha o centro de suas operações. Teve seu começo em 3.708 ABY, com a conquista de uma das luas do planeta Loper. Contudo, a República conseguiu no mesmo ano acabar com o conflito, após destruir o centro de operações do órgão governante.

HistóriaEditar

A Associação, por sua vez, estava descontente com o andar de suas relações com a República, e alimentava o interesse de se tornar uma grande potência militar e política. Como Cassun oferecia muitos guerreiros devido ao número de sua população e, vindo de uma cultura militar, não foi difícil de instigá-los a querer poder e glória.

Precisava-se de alguns anos de preparo, até que em 3.708 ABY a Associação trava uma pequena batalha contra uma pequena frota da República para conquistar uma das luas do planeta Loper. Surpresos pelo ataque, a República lança uma campanha em definitivo para terminar de uma vez com o conflito: atacar o centro de operações da Associação.

Liderados pelo Grande Mestre Jedi Baarun Tal, o Mestre Jedi Een-Ko e seu Padawan Kavoh Vylel, uma batalha espacial e terrestre foi travada, após Vylel ferir o bloqueio da Associação levando suas frotas ao solo de Cassun. Uma vez lá dentro, o Comandante Tediris não mediu esforços e disparou três mísseis de seu lançador contra o hangar de operações, desestabilizando a frota da Associação que estava lutando sob o planeta. Enquanto isso na batalha espacial, a nave espacial de Ko é atingida, causando uma explosão que deveria matá-lo.

Dessa forma, com perdas relevantes, a República triunfou sob um conflito que poderia alcançar proporções maiores.

ApariçõesEditar