FANDOM

30px-Era-imp

Darth Maul

250px-MaulFaceReveal-TPM (1)

Informações biográficas
Planeta natal

Dathomir, criado em Mustafar

Data de nascimento

54 ABY, em Iridônia

Descrição física
Espécie

Zabrak Dathomiriano

Gênero

Masculino

Altura

1,75 metros.

  • 2,13 metros (Pós-reconstrução)
Cor do cabelo

Nenhum

Cor dos olhos

Amarelo (Lado Negro)

Informações políticas e cronológicas
Era(s)
Afiliação
Mestres conhecidos
Aprendizes conhecidos
"Medo. Medo atrai os que têm medo... os fortes... os fracos... os inocentes... os corruptos... medo. Medo é meu aliado."
―Darth Maul[fonte]

Darth Maul foi um Lorde Negro dos Sith Zabrak Dathomiriano que viveu durante os últimos anos da República Galáctica. Originalmente um Nightbrother Dathomiri nascido em Iridônia e chamado apenas de Maul, ele foi dado, em sua infância, por sua mãe Nightsister em Dathomir para Darth Sidious, que o treinou nos caminhos do lado negro da Força como seu aprendiz secreto em um centro de treinamento secreto em Mustafar, juntamente com a ajuda de um dróide. Maul se tornou um mestre nas artes do Juyo, Jar'Kai, e Tëras Käsi, com treinamento em Niman, e escolheu empunhar um sabre de luz duplo de cor vermelha em combate. Após ter sido bem treinado nos caminhos dos Sith, Maul tornou-se tecnicamente um Lorde Sith em violação da Regra de Dois por causa que seu próprio Mestre, na época, ainda era uma aprendiz de outro, o Lorde Sith Muun Darth Plagueis.

Em 33 ABY, Sidious deu a Maul sua primeira missão: colocar a organização criminosa do Sol Negro em completo caos, completando a missão perfeitamente. Maul desempenhou um papel que contribuiu na Invasão de Naboo em 32 ABY. A crise foi arquitetada por Darth Sidious, que vivia uma vida dupla como o Senador Palpatine de Naboo, como parte de seu plano para retirar o Supremo Chanceler Finis Valorum de seu cargo, o permitindo tomar seu cargo político, e formando o Império Galáctico. Após da Rainha Padmé Amidala de Naboo ter escapado do bloqueio feito pela Federação de Comércio em órbita acima de Naboo, Maul foi encarregado de segui-la. Ele a achou no planeta Tatooine, onde teve um breve mas um intenso duelo com o Mestre Jedi Qui-Gon Jinn. Mais tarde, Maul é enviado à Naboo, onde ele lutou contra Jinn e seu Aprendiz Obi-Wan Kenobi. Embora tenha matado o Mestre Jedi, Maul subestimou as habilidades de Kenobi, onde foi severamente cortado ao meio na cintura pelo Padawan. Sidious substituiu Maul por um aprendiz mais poderoso: O ex-Mestre Jedi de Jinn, Dookan, que caiu ao lado negro, a quem Sidious nomeou Darth Tyranus.

Apesar de seu corpo ter sido fisicamente destruído, o espírito de Maul permaneceu intacto graças aos seus intensos sentimentos de ódio fluentes do lado negro da Força; esse ódio fez com que Maul permanecesse vivo. O Sith caído acabou no planeta ferro velho Lotho Menor, onde ele passou os próximos doze anos de sua vida com pouca ou nenhuma lembrança de seu antigo eu. Maul manteve-se móvel com um aparato de seis pernas, parecidas como as de uma aranha, alimentando-se de roedores, enquanto seu equilíbrio mental tornou-se lentamente desfeita. Apesar de Darth Sidious e a Ordem Jedi não conhecerem a continuação da existência de Maul, Mãe Talzin manteve seu olho nele. Em 20 ABY, três anos de duração das Guerras Clônicas, Talzin enviou o irmão do Maul, o ex-aprendiz de Darth Tyranus, Savage Opress, em uma busca para achar Maul, onde habitou nos abismos de Lotho Menor. Savage com sucesso trouxe seu irmão de volta para Dathomir para submeter-se a uma reconstrução física e mental através da magia negra de Talzin. As memórias de Maul foram trazidas de volta, e foi lhe dado um aparato com aparência normal de duas pernas mecânicas. Agora completamente reabilitado, Maul jurou restabelecer seu lugar na história galáctica, começando por ter sua vingança contra Kenobi. Maul e Savage chamaram atenção da Ordem Jedi assassinando inocentes no planeta Raydônia em uma tentativa de atrair Kenobi. Kenobi e uma aliada inesperada confrontaram Maul e Savage em Raydônia, um conflito que terminou em impasse.

Maul e Savage logo mais tarde, traçaram uma "faixa de sangue através da Galáxia", chamando atenção do olho da Repúlica. A Companhia da Orla Mineradora estabeleceu um preço na cabeça de Maul e de Savage, seguida de sua reaparição. O Zabrak, assim, optou por enfrentar diretamente o seu presidente em Moorjhone, onde uma tentativa Jedi de capturar os dois encerrou com a captura de Savage. Maul mais tarde se achou entre o povo indígena Moorjhoni, que o adoravam como "O Demônio na Luz", onde Maul os salvou no Dia dos Três Sóis. O Zabrak mobilizou os clãs indígenas contra a Companhia da Orla Mineradora, que expulsou os Moojhoni de suas cavernas, onde naturalmente os protegiam do poder dos três sóis de seu sistema, usando o exército Moorjhoni para resgatar o seu irmão prendido. Depois disso, Maul e Opress mataram e saquearam através de toda a Orla Exterior, culminando em sua tentativa de recrutar piratas Weequays para a sua causa, que foi "frustrada" quando Obi-Wan Kenobi e Adi Gallia chegaram prematuramente. Trazendo o fim para seu plano, os dois Nightbrothers foram forçado a parar para reconsiderar suas opções. O que acabou por culminar num combate entre os dois Jedi e os dois Zabraks. Durante o duelo, Adi Gallia foi morta por Savage, e logo depois, o mesmo perdeu o braço esquerdo para a lâmina de Kenobi.

Em 0 ABY, Darth Vader, encontrou um clone ou um dopplegänger de Maul criado pela Ordem Secreta do Império. Acreditando que poderia derrotar Vader facilmente e servir o Imperador mais um vez, o falso Maul foi eventualmente assassinado pelo Escolhido caído.

Consulte Darth Maul para ver o artigo original.