FANDOM

30px-Era-old30px-Era-imp30px-Era-reb30px-Era-new30px-Era-njo30px-Era-leg

Este artigo é sobre o Jedi, como um indivíduo. Você pode estar procurando pelo(a) o termo "Jedi".
180px-ThreeJedi

Da esquerda para a direita: Mestre Mace Windu, Cavaleiro Obi-Wan Kenobi e Padawan Anakin Skywalker.

"Por quase mil gerações, os Cavaleiros Jedi eram os guardiões da paz e da justiça na Velha República."
Obi-Wan Kenobi[fonte]

Um Jedi era um membro da Ordem Jedi, que estudava, servia e usava a energia mística da Força, normalmente, o lado luminoso da Força. A arma da Ordem Jedi foi o sabre de luz. Os Jedi lutam em prol da paz e da justiça na República Galáctica, normalmente contra seus inimigos mortais, os Sith e os Jedi Negros, que estudam o lado negro da Força. Embora a Ordem tenha sido quase destruída duas vezes, primeiro pelo Império Sith de Darth Revan e, 4.000 anos mais tarde, pelo Grande Purgo Jedi de Darth Sidious, a Ordem viveu em grande parte devido aos esforços de Luke Skywalker, que forjou uma Nova Ordem Jedi para defender primeiro a Nova República e, posteriormente, sua sucessora, a Federação Galáctica das Alianças Livres. Origens da ordem

Os Cavaleiros Jedi foram uma ordem de indivíduos que tinham a habilidade de tocar e trabalhar em conjunto com a Força, afastando seu Lado Negro. A ordem começou dezenas de milhares de anos antes da ascensão do Império Galáctico. Muitas organizações antigas ou semi-lendárias teriam sido as precursoras da Ordem Jedi, como a Ordem de Dai Bendu ou a Academia Chatos, mas nenhuma ligação conclusiva foi mostrada. Da mesma forma, o planeta natal da ordem é desconhecida. Existem muitos candidatos, incluindo mundos conhecidos como Coruscant, Ossus, Corellia e Utapau, assim como planetas perdidos e míticos como Had Abbadon e Ondos. É sabido, contudo, que os melhores e mais sábios filósofos, religiosos e guerreiros reuniram-se em um único mundo muito tempo atrás para discutir suas descobertas envolvendo a enigmática, mística Força, e que a concentração desses esforços por fim levaram ao desenvolvimento da Ordem dos Jedi.

Inicialmente os Jedi formavam uma ordem contemplativa. Ao longo do tempo, contudo, a ordem assumiu um papel mais ativo e direto em assuntos da galáxia, por fim se centralizando em Coruscant no final da catastrófica Batalha de Ruusan. Tornar-se um Jedi requeria o mais profundo comprometimento e mente astuta. A vida de um Jedi era feita de sacrifícios. Aqueles que mostrassem aptidão para a Força eram levados logo após o nascimento para treinamento no Templo Jedi em Coruscant, preferencialmente após serem desmamados. Sua vida fora dos treinos era de simplicidade, aderindo ao Código Jedi que proibia materialismos ou apegos emocionais. Esse treinamento foi inicialmente feito por Jedi experientes e veneráveis até que o indivíduo tivesse proficiência suficiente para começar a jornada como Jedi. Exceções eram feitas algumas vezes, mais notavelmente no caso de Anakin Skywalker, mas os Jedi achavam que seus métodos tradicionais eram bem sucedidos e detestavam mudanças.

Consulte Jedi para ver o artigo original.