FANDOM

30px-Era-imp30px-Era-reb30px-Era-new30px-Era-njo30px-Era-leg

"Eu sou um Jedi, como meu pai foi antes de mim."
―Luke Skywalker — Gnome-speakernotesOuça (arquivo)[fonte]

Luke Skywalker foi um lendário Cavaleiro Jedi que ajudou a derrotar o Império Galáctico e a formar a Nova República, assim como a Nova Ordem Jedi. Nascido em 19 ABY em Polis Massa , filho do Cavaleiro Jedi caído Anakin Skywalker e da Senadora de Naboo Padmé Amidala. Luke Skywalker foi um revolucionário, foi o maior herói que a Galáxia já conheceu. Ele foi criado em Tatooine e escondido do Imperador Palpatine, e seu pai, que se tornou Darth Vader, o Lorde Negro dos Sith. Em 0 ABY, a vida Skywalker iria mudar para sempre. A compra de dois dróides, R2-D2 e C-3PO, o levou a encontrar Han Solo, Princesa Leia Organa, e receber treinamento do antigo Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi. Skywalker, então destruiu a Primeira Estrela da Morte e se juntou à Aliança Rebelde.

Ao longo dos próximos anos, ele lutou em muitas das mais importantes batalhas da Guerra Civil Galáctica. Em 3 DBY, Luke recebeu treinamento Jedi de Yoda, e descobriu através de Vader que o Lorde das Trevas era seu pai. Um ano mais tarde, lutou na Batalha de Endor, e conseguiu redimir seu pai de volta para a luz. Graças a Skywalker, Palpatine foi morto, e o Império levou um duro golpe. Um ano depois, a Nova República foi formada. Ao longo da década seguinte, Luke ajudou a manter a paz em toda a galáxia na medida que a Nova República lentamente derrotava os pequenos remanescentes do Império. Quando Palpatine retornou na forma de vários clones, Luke temporariamente caiu para o lado negro, mas foi resgatado, e ele continuou com seu objetivo de reviver a Ordem Jedi. Em 11 DBY, ele fundou a Nova Ordem Jedi, que adotou uma política parecida com a dos Jedi Cinza, e começou a ensinar sensitivos sobre os caminhos da Força no Praxeum Jedi. Em 19 DBY, ele se casou com Mara Jade, uma usuário da Força e colega Jedi, ex-mão do Imperador.

Em 25 DBY, a Guerra Yuuzhan Vong começou. Apesar de a Nova República ser quase aleijada pelos invasores de outra galáxia, eles foram capazes de derrotar os Yuuzhan Vong em 29 DBY, em grande parte devido a Skywalker e sua Nova Ordem Jedi. Durante a guerra, a esposa de Skywalker deu à luz a um filho, que deram o nome de Ben Skywalker em homenagem ao velho mestre de Luke. Após o fim da guerra, a Nova República foi para a Aliança Galáctica, e Skywalker reformou a Ordem, tomando o título de Grande Mestre Jedi. Após a crise Dark Nest, Skywalker começou a questionar a nova visão dos Jedi sobre a Força. Em 40 DBY, a Segunda Guerra Civil Galáctica começou, um acontecimento que abalou toda a galáxia. Mais tarde naquele ano, quando sua esposa foi assassinada, e seu sobrinho Jacen Solo assumiu o controle da Aliança Galáctica, Luke começou a temer que Jacen tinha se tornado um Sith, o que foi provado ser verdade, quando ele tomou o título de Lorde Negro dos Sith sob o nome de Darth Caedus. Skywalker então formou a Coalizão Jedi para se opor a Caedus e seu governo da Aliança. Com a ajuda de Skywalker, Caedus foi morto por Jaina Solo, causando o fim da guerra e restaurando a paz na galáxia.

No rescaldo da guerra, Natasi Daala ascendeu ao cargo de Chefe de Estado e promoveu uma ampla disseminação de um sentimento anti-Jedi, resultando em tensões entre a Ordem Jedi e seu governo. Daala finalmente prendeu Luke por precaução e, em troca de sua liberdade, ele foi exilado e proibido de se envolver nos assuntos da Ordem Jedi. Luke e seu filho entraram em uma jornada para descobrir mais aspectos da Força e causas da queda Jacen Solo para o lado sobrio. Durante a jornada, os Skywalkers encontram a Tribo Perdida dos Sith, bem como uma entidade maléfica lado escuro conhecida como Abeloth, e Skywalker tenta impedir outro desastre que poderia pôr em perigo toda a galáxia. Eventualmente, Luke morre e torna-se um com a Força.

Consulte Luke Skywalker para ver o artigo original.