FANDOM

30px-Era-imp30px-Era-reb

Obi-Wan "Ben" Kenobi

250px-Obi-wan headshot

Informações biográficas
Planeta Natal

Stewjon

Data de Nascimento

57 ABY, Stewjon

Data de Morte

0 ABY, Estrela da Morte I

Descrição física
Espécie

Humano

Gênero

Masculino

Altura

1,79 metro

Cor do cabelo

Ruivo (mais tarde Branco)

Cor dos olhos

Azul Cinzento

Cor da pele

Branca

Informações cronológicas e políticas
Era(s)
Mestre(s)
Aprendiz(es)
"Obi-Wan é um grande mentor; tão sábio quanto Mestre Yoda e tão poderoso como Mestre Windu."
Anakin Skywalker[fonte]

Obi-Wan Kenobi, posteriormente conhecido como Ben Kenobi durante seu exílio, foi um lendário Cavaleiro Jedi, treinado pelos Mestres Jedi Yoda e Qui-Gon Jinn em sua juventude, e, mais tarde em sua vida, treinou Anakin e seu filho Luke Skywalker nos caminhos da Força. Obi-Wan também foi um General da República Galáctica durante as Guerras Clônicas, e também foi conhecido como um dos melhores lutadores da Ordem, e considerado como um dos mais poderosos usuários da Força a existir.

Em 32 ABY, ele tornou-se o primeiro Jedi em aproximadamente 1.000 anos a derrotar um Lorde Sith em combate, quando derrotou Darth Maul durante a Segunda Batalha de Theed. Obi-Wan Kenobi, juntamente com Yoda, foi um dos últimos membros do Alto Conselho Jedi durante os dias da República Galáctica, assim como um dos poucos Jedi a sobreviver ao Grande Purgo Jedi; era um mestre da forma Soresu de combate com sabre de luz. Ele lutou como um General Jedi pela República Galáctica durante as Guerras Clônicas. Em meio a guerra, Kenobi acabou por ganhar o apelido de "O Negociador". Em 19 ABY, no planeta de Utapau, Kenobi matou pessoalmente o General Grievous, líder do exército de dróides Separatistas.

Após sobreviver ao Grande Purgo Jedi, ele reuniu-se com o Mestre Yoda para decidir o que havia de ser feito. Ele foi enviado a Mustafar para duelar com seu ex-aprendiz e amigo que havia caído para o lado negro da Força, agora Lorde Sith Darth Vader. Ele partiu e enfrontou Vader, embora tivesse pedido a Yoda que não o enviasse à tal missão. Ele feriu gravemente Darth Vader, o deixando à beira de um rio de lava. Então, tomando seu sabre de luz, Kenobi partiu. Nos anos que se seguiram, Obi-Wan teve de permanecer escondido do Império Galáctico. Esse foi o seu exílio, em que ele adotou o nome de Ben. Ele levou o filho homem de Anakin para Tatooine, para que ele fosse oculto de seu pai.

Em 0 ABY ele ressurgiu. Pouco tempo antes da Batalha de Yavin, Kenobi recebeu uma mensagem de desespero de Leia Organa Solo, que havia sido capturada pelo Império. Obi-Wan entregou o sabre de luz de Anakin a Luke, e contou sobre seu passado como um Jedi. Contou também que o pai de Luke havia sido um Jedi, porém, não revelou que ainda estava vivo. Ele viajou com Luke a Alderaan na Millenium Falcon de Han Solo. Porém, o planeta havia sido destruído pela Estrela da Morte. Kenobi entrou na Estrela da Morte junto a Luke, Han, Chewbacca, C-3PO e R2-D2, para resgatar Leia. Darth Vader, porém, sentiu a sua presença, e o enfrontou. Os dois duelaram bravamente, e Kenobi deu sua vida para proteger Luke, que tentava escapar, utilizando a Força para que seu corpo desaparecesse completamente.

Consulte Obi-Wan Kenobi para ver o artigo original.