FANDOM

30px-Era-imp30px-Era-reb30px-Era-new

Palpatine

250px-Supreme Chancellor Sith

Informações biográficas
Planeta natal

Naboo

Data de nascimento

82 ABY (47BrS:8:11)

Data de morte
Descrição física
Espécie

Humano

Gênero

Masculino

Altura

1,73 metros, anteriormente 1,78 metros

Cor do cabelo

Ruivo, mais tarde Branco

Cor dos olhos

Azuis, amarelos (Lado Negro)

Informações políticas e cronológicas
Era(s)
Afiliação
Mestres conhecidos

Darth Plagueis

Aprendizes conhecidos
"Tudo está acontecendo como eu previ."
―Palpatine[fonte]

Palpatine, também conhecido como Darth Sidious, foi o último Chanceler Supremo da República Galáctica e o primeiro Imperador do Império Galáctico. Ele foi um Lorde Negro dos Sith que seguiu a Regra de Dois e foi considerado um dos mais poderosos Lorde Sith que já existiram. Palpatine conseguiu estabilizar seu Império com um plano-mestre minuncioso, que involveu as Guerras Clônicas, um conflito entre a Galáxia inteira, e custou bilhões de vidas para ser bem-sucedido. Palpatine liderou tanto a República Galáctica, quanto a Confederação de Sistemas Independentes, o que permitiu que ele prolongasse a guerra ao máximo para aumentar seus poderes executivos no Senado Galáctico.

Quando seu poder como Chanceler chegou ao pico da ditadura, Palpatine aboliu a República e implantou o primeiro Império Galáctico. Com este ato, o Imperador Palpatine efetivamente tinha controle sobre a Galáxia, e estava pronto para criar o Exército Imperial, uma das forças militares mais poderosas que já havia existido. Por dezenove anos, a ditadura de Palpatine não teve muita oposição, até que um grupo de Senadores Imperiais fundaram a Aliança para Restauração da República. A Guerra Civil Galáctica iria durar por muitos anos, porém em 4 DBY, ele foi morto por Darth Vader, seu antigo Aprendiz Sith que se redimiu e cumpriu a profecia do Escolhido, durante a Batalha de Endor. Contudo, isso não significava o fim do Império.

Seu espírito viajou para Byss, onde incorporou-se em um clone que Sidious havia preparado anteriormente. Seis anos após sua primeira morte sobre Endor, ele lançou uma ofensiva massiça sobre o centro da Galáxia e quase conseguiu destruir a Nova República. As vitórias, entretanto, não iriam continuar por muito tempo, já que seus clones haviam sido sabotados por um velho Guarda Real do Imperador, Carnor Jax. Palpatine foi morto pela última vez durante uma tentativa de possuir o corpo de Anakin Solo em Onderon, quando, depois de Han Solo atirar em Sidious, Empatojayos Brand, um Cavaleiro Jedi, vinculou sua alma com a dele, arrastando Palpatine para os caminhos mais profundos da Força.

Consulte Palpatine para ver o artigo original.