FANDOM

30px-GoodIcon

Xyffort

VVV

Astrologia
Setor

Setor Xiffos

Sistema

Sistema Teth

Sóis

3

Luas

1

Período rotacional

32 horas padrão

Período orbital

301 dias locais

Físico
Classe

Inabitável

Diâmetro

6380 km

Sociedade
Maiores exportações
  • Plantas
"Planetas inabitáveis, uma péssima escolha para os Jedi..."
Darth Psyk[fonte]

Xyffort foi um planeta inabitável próximo a constelação Xiffos.

HistóriaEditar

Xyffort foi formado em 145.000 ABY, logo após a fundação da galáxia; em 100.000 ABY surgiram seus primeiros habitantes, os Jandanos; Durante um longo tempo, Xyffort ainda suportava vida, além de sua atmosfera, mas, em um certo momento de sua história (provavelmente algo em torno de 17.000 ABY e 16.000 ABY) sua atmosfera ficou totalmente imprópria para vida. matando todas as formas de vida lá existentes.

Em 114 DBY, uma estrela chamada Quefill explodiu, assim destruindo Xyffort, Xacoona e Teth.

A Guerra de TethEditar

Durante a guerra de Teth, Xyffort foi fortemente abatido por Bombas K2, causando um enorme estrago em sua superfície. Muitos Jedi também se esconderam neste planeta durante a batalha, tentando se esconder dos Sith.

Território SithEditar

2005310141555 large

Uma base Sith.

"Certamente, os Jedi não virão para cá!"
Darth Nosskon[fonte]

Durante a batalha de Teth, os Sith tomaram o planeta para criar uma base secreta, chamada Xy Fort em homenagem ao planeta.

Batalha de PhongoxEditar

Durante a Primeira Batalha de Phongox, vários burocratas se esconderam lá, se protegendo dos ataques terroristas dos Sith.Durante essa batalha também o planeta serviu de base de conselho de burocracia, onde os burocratas e os Jedi discutiam sobre assuntos do governo.

Lar de Obi-Wan KenobiEditar

"Eu já morei aqui."
Obi-Wan Kenobi para Anakin Skywalker[fonte]

Durante o tempo de infância de Obi-Wan Kenobi, ele vivia no subterrâneo de Xyffort, o único lugar no planeta capaz de existir vida. Ben viveu até os 18 anos lá, foi embora, mais pouco tempo depois, ele voltou para a batalha de Teth.

A Grande CatástrofeEditar

Não se sabe ao certo o que devastou Xyffort, vários céticos acreditam que foi o monte Hattepchics, outros acham que foram meteoros, e outros acham que foi os habitantes de lá que causaram isso com gases, será sempre um mistério porque Xyffort foi devastado...

Locais antigamente famososEditar

Vulcao

O Monte Hattepchics.

Antes da grande catástrofe, Xyffort tinha vários pontos que serviam como cartão-postal do planeta, incluindo o maior vulcão da Galáxia, o monte Hattepchics.

LocaisEditar

FloraEditar

Xyffort (antes da catástrofe) exportava vários tipos de plantas, principalmente Gavu, que só existia em sua superfície.

Tipos de plantasEditar

HabitantesEditar

Os primeiros habitantes de Xyffort foram os Jandanos, uma civilização pré-histórica que foi extinta em torno 17.000 ABY.

ApariçõesEditar

FontesEditar